Segurança no Trabalho
A ErgoPrev, Lda presta um conjunto de serviços que visam e asseguram todas as medidas preventivas e corretivas direcionadas para cada posto de trabalho, tal como previsto na legislação em vigor.
Serviços Prestados
Avaliação de Riscos Profissionais
|
Avaliação de Agentes Físicos
|
Estudos Ergonómicos
A ErgoPrev, Lda também dispõe de profissionais com formação base em Ergonomia, responsáveis pela realização de estudos ergonómicos nos diversos locais de trabalho, com o objetivo de averiguar as condições de trabalho e desempenho de uma determinada atividade. Nestes estudos são aplicados métodos e ferramentas próprias e adequadas à especificidade das atividades realizadas, destacando-se, entre outros:
- OWAS (Ovako Working Analysing System) – método simples destinado à avaliação global das posturas adotadas durante a realização de determinada tarefa, permitindo identificar as situações que expõem o trabalhador ao risco de lesão músculo-esquelética.
- RULA (Rapid Upper Limb Assessment) – método que permite avaliar o risco de lesão músculo-esquelética a nível do membro superior, em particular nas situações que implicam a adoção de posturas extremas, força excessiva e movimentos repetitivos.
- Método NIOSH – permite avaliar o risco inerente às tarefas de movimentação manual de cargas, calculando a carga ideal para determinada função, prevenindo a ocorrência de lesões músculo-esqueléticas.
O termo “Ergonomia” deriva do grego “ergon”, que significa trabalho, e “nomos”, que significa leis. Neste sentido, o objeto de estudo da Ergonomia é a análise da atividade humana de modo a compreender as interações que se manifestam entre o Homem e o seu envolvimento existencial.
O objetivo da Ergonomia é procurar otimizar estas interações visando, de uma forma integrada, promover a segurança, a saúde e o bem-estar do utilizador, assim como a eficácia do sistema em que está envolvido.
O objetivo da Ergonomia é procurar otimizar estas interações visando, de uma forma integrada, promover a segurança, a saúde e o bem-estar do utilizador, assim como a eficácia do sistema em que está envolvido.
Atualmente, a Ergonomia dirige-se preferencialmente à dimensão sistémica das interações Homem-Sistema. Deste modo, o Ergonomista é chamado a desempenhar uma ação preponderante no âmbito da otimização deste binómio, contribuindo de modo próprio e convergente para a eficácia de uma vasta cadeia de funções:
- Da formação à reinserção profissional;
- Da conceção à correção do produto e das situações de trabalho;
- Da organização à produção laboral;
- Da segurança ao bem-estar individual.
Formação Profissional Contínua
A ErgoPrev, Lda. dispõe de um conjunto de módulos, em variadas áreas, com o objetivo de apoiar os seus clientes no cumprimento da obrigatoriedade legal de facultar, anualmente, aos respetivos trabalhadores, um mínimo de 35 horas de formação contínua.
Módulos de Formação
Geral
|
Segurança Contra Incêndios
|